

O Livro
Aprovado na Lei de Incentivo a Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Produto cultural
Livro fotográfico(capa 48x26cm, 4x4 cores em couche fosco 170g. Miolo 260 paginas, 24x26cm, 4 cores em Couche Brilho 115g) com mais de 300 fotos em uma tiragem de 1350 livros com distribuição gratuita de 405 livros e 945 livros para venda, além de 500 historinhas em quadrinho com distribuição gratuita. Além de Palestras na Escola Estadual Conde Pereira Carneiro(onde o proponente estudou da antiga 1ª série até o 3º ano do ensino médio). A distribuição será feita para todas as escolas públicas e particulares da Cidade de Angra dos Reis sendo 91 unidades de ensino pública do Município, 12 unidades de ensino público do Estado do RJ, 3 unidades de ensino federal (UFF, Cederj e Cefet), e 59 particulares, além de bibliotecas, museu, casa do artesão, etc. Serão entregues 135 livros ao Governo do Estado do Rio de Janeiro pela SECEC e 20 aos Patrocinadores. E a versão digital será gratuita e disposta na internet para acesso formato E-pub 3 para facilitar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual ou dislexia. Este projeto enquadra-se na resolução SECEC nº 89 de 10 de agosto de 2020 conforme Lei 8266/2018, pela Lei 7035/2015 e pelo Decreto 46538/2018.
Acessibilidade
A versão digital do livro será no formato E-pub 3 para facilitar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual ou dislexia. No evento público de acesso gratuito que será o marco de lançamento do livro terá uma exposição de algumas das fotos. O local do evento irá dispor de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, incluindo-se portadores de deficiência e idosos. E as fotos irão estar dispostas com placas em Braille, além de alguns trechos do livro terão áudio para serem ouvidos com fone, permitindo assim maior interação, inclusão e acessibilidade ao projeto.
O Escopo
Justificativa
Descoberta em 06 de janeiro de 1502 a Cidade de Angra dos Reis recebeu este nome por ser uma baia com mar cristalino repleta de ilhas paradisíacas, praias, rios, montanhas, rica floresta. Pelo IBGE(Censo 2022) são 167.434 pessoas de população. E Angra dos Reis é um pequeno Brasil, com suas culturas enraizadas como índios, caiçaras e quilombolas, a indústria presente como as duas Usinas Nucleares, Terminal Petrolífero, Porto, Estaleiro e Rodovias Estadual e Federal, além da rica natureza com diversos Parques, Nacional (Parque Nacional da Serra da Bocaina), Estaduais (Parque Estadual Cunhambebe, da Ilha Grande e Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul ) e Municipal (Parque Natural Municipal da Mata Atlântica). Além dos seus desafios urbanos com crescimento acelerado em migrações para a Cidade. A UNESCO em 2019 reconheceu uma ampla área que abrangem seis municípios em dois Estados(RJ e SP) e destas áreas Ilha Grande(Angra dos Reis) e Paraty são as maiores, como patrimônio mundial sitio misto: patrimônio Histórico e Natural que terá neste livro diversas fotos e textos.
O projeto "Angra Além do Mar" é uma iniciativa crucial para revelar e valorizar as riquezas culturais e ambientais de Angra dos Reis, um município que, apesar de sua deslumbrante biodiversidade e patrimônio histórico, ainda é pouco conhecido por muitos de seus habitantes devido a barreiras econômicas, limitações motoras e a falta de informação e explorada limitadamente por visitantes e turistas. Com a criação de um livro fotográfico acessível em formatos digital e impresso, o projeto busca ampliar a visibilidade da cidade, destacando suas belezas naturais e culturais de forma atraente e envolvente.
Além de promover o reconhecimento de Angra dos Reis, "Angra Além do Mar" se compromete a garantir a inclusão social, permitindo que pessoas com limitações físicas e econômicas tenham acesso ao conteúdo impresso distribuído gratuitamente em alguns locais pela cidade ou de forma digital e também na versão adaptada em E-pub3. Essa abordagem não apenas democratiza a informação, mas também engaja toda a comunidade, promovendo um senso de pertencimento e identidade cultural e ambiental, em especial no que tange a valorização de áreas preservadas e desenvolvimento sustentável neste momento intenso de mudanças climáticas. Materiais infantil em quadrinhos serão desenvolvidos para sensibilizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio local, contribuindo para a formação de uma consciência coletiva que valoriza a cultura e o meio ambiente.
O projeto também visa fortalecer os vínculos da população com suas raízes, cultivando um sentimento de responsabilidade e orgulho em relação à herança cultural de Angra dos Reis. Ademais, ao atrair visitantes e incentivar o turismo sustentável, "Angra Além do Mar" poderá impulsionar a economia criativa e circular, gerando benefícios diretos para a comunidade local.
Em suma, "Angra Além do Mar" é mais do que um simples livro fotográfico; é uma proposta transformadora que empodera a população e promove um futuro mais inclusivo e sustentável para Angra dos Reis. Acreditamos que este projeto, alinhado com os objetivos da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, será um passo significativo na valorização da cultura local e na construção de uma sociedade mais consciente, unida e desenvolvida.
Objetivos
Desenvolver o livro de forma impressa e digital que democratize o acesso à riqueza cultural, histórica e ambiental de Angra dos Reis, utilizando recursos visuais e textuais.
O projeto visa:
Aumentar a visibilidade da Cidade: Criar um acervo de fotografias e textos que retratem a biodiversidade, cultura e patrimônio histórico de Angra dos Reis, alcançando um público diversificado.
Promover a inclusão e acessibilidade: Facilitar o acesso à informação para todas as pessoas por meio de conteúdo digital gratuito e em formato E-pub 3.
Educação e sensibilização: Desenvolver materiais que estimulem a valorização e a preservação do patrimônio local, promovendo a divulgação deste material em diversas formas(exposição, palestras, história em quadrinhos, impresso e digital em formato E-pub 3). Considerando que poucos tem acesso a toda esta riqueza natural, histórica e cultural, seja por e limitações motoras, econômicas ou geográficas, ou mesmo for falta de oportunidade ou conhecimento.
Impacto social: Fortalecer o vínculo da população com a identidade cultural da cidade.
Através dessas ações, o projeto pretende não apenas divulgar Angra dos Reis, mas também fomentar um senso de pertencimento e responsabilidade entre os cidadãos e visitantes e auxiliar no desenvolvimento econômico local, incluindo a economia criativa e circular.
Rio Mambucaba - Parque Nacional da Serra da Bocaina
01
02
03
angralemdomar



